Na última semana, o webtoon Winged, da brasileira Laica Chrose, conquistou a medalha de ouro da 19ª edição do Japan International Manga Award. O prêmio é dedicado a artistas estrangeiros que produzem quadrinhos inspirados no traço e na narrativa dos mangás.
A obra conta a história de personagens antropomórficos, acompanhando uma pequena pomba, protegida (e aprisionada) em uma gaiola dourada, e um corvo selvagem e sinistro, único sobrevivente de seu clã.
A artista comentou a conquista em suas redes sociais, relembrando o início do projeto e agradecendo o apoio. “O que começou como um projeto despretensioso para me ajudar a superar momentos difíceis durante a pandemia acabou se tornando minha zona de conforto”, disse. “O processo é solitário e demorado, sem a ajuda de editores ou de uma equipe de arte, e embora ‘Winged’ seja uma obra muito crua, também é muito sincera. Obrigada pelo apoio, e sou extremamente grata aos amigos e familiares que sempre me apoiaram ao longo desta jornada.”
Winged está disponível para leitura na plataforma WEBTOON em inglês (leia aqui) e em um formato exclusivo de mangá no Patreon (acesse aqui).
No ano passado, o brasileiro Hiro Kawahara também recebeu a medalha de ouro com o quadrinho A Sereia da Floresta. Todos os vencedores da edição 2026 estão disponíveis no site da premiação – veja aqui.
Fonte: Japan International Manga Award