Na última semana, a ilustradora coreana-brasileira Ing Lee divulgou o seu mais recente trabalho: a webcomic The Demons in AI’s Data. O projeto foi criado durante o programa MIP.labor, da Freie Universität Berlin, com apoio da fundação KTS Stiftung.
O quadrinho interativo foi escrito pelo jornalista científico Carl Smith e questiona a inteligência artificial e seus impactos reais em todas as partes de nossas vidas. A obra possui três capítulos e, em meio à sua leitura — em formato vertical —, o leitor encontra links que direcionam para notícias reais sobre o tema.
“Como uma forma de tornar mais acessível a pesquisa que Carl esteve desenvolvendo enquanto jornalista científico, ele pensou em desenvolver uma HQ sob um formato interativo, similar a um webtoon, mas com transições que aconteceriam ao ‘scrollar’ a tela, que foram programadas pelo desenvolvedor Stefan Auerbach”, contou a artista.
O projeto é baseado em entrevistas com especialistas e teve participação também do professor Didar Zowghi, que trabalha com diversidade e inclusão na inteligência artificial na CSIRO, na Austrália.
The Demons in AI’s Data está disponível para leitura em inglês (leia aqui) e também pode ser utilizada gratuitamente como material educativo ou para ser republicada, desde que com os devidos créditos.