Nos últimos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu a PerifaCon, maior convenção nerd das favelas. Chegando a sua quinta edição, o evento contou com muitas atividades gratuitas e acessíveis, mostrando que é possível expandir com uma programação mais diversa sem perder sua essência e relevância no cenário geek brasileiro.
Em dois dias, painéis, meet & greet, experiências imersivas, áreas dedicadas a games e quadrinhos, e outras atividades lotaram a Fábrica de Cultura Jardim São Luís, em São Paulo. Podpah, Jovem Nerd, Diva Depressão, Desce a Letra Show, Irmão do Jorel, Entre Migas, Vitrine Filmes e MSP Estúdios são só alguns dos nomes que participaram de bate-papos e conversas no Teatro Transpetro.
Além dos grandes nomes e marcas citadas acima, o evento contou com uma diversa variedade de painéis. Dentre os que nossa equipe do Portal Falar de Webtoon acompanhou (estivemos presentes no sábado), vimos um excelente bate papo sobre quadrinhos e mercado internacional com Hugo Canuto e Joe Prado, um painel sobre criação de conteúdo na internet com diversos influenciadores e a apresentação com novidades do MSP Estúdios.
Os temas das atrações iam desde cultura pop e tecnologia até empreendedorismo e representatividade. Em um dos espaços, inclusive, rolaram atividades voltadas à empregabilidade e formação profissional.
Dentre outros destaques da programação, havia o Beco dos Artistas, onde ficaram cerca de 180 quadrinistas e ilustradores expondo seus trabalhos; e o Gamer Perifa, uma área completa destinada a games independentes ainda em desenvolvimento, mas abertos ao público para testes.
Outro ponto positivo do evento foi a acessibilidade ao público PCD, com rampas de acesso e tradutores em Libras nos painéis e bate-papos. Na cerimônia de abertura, organizadores e apoiadores faziam uma autodescrição ao entrar no palco, iniciativa que poderia ser expandida.
Os cosplayers marcaram presença, como não poderia deixar de ser em um evento desse tipo. O público infantil também compareceu em peso, deixando a impressão de que há demanda para ainda mais investimento em programação voltada às crianças nos próximos anos da feira.
No final de mais uma edição, então, a Perifacon se consolida ainda mais como um evento importante do calendário nerd brasileiro, além de ser um importante instrumento de democratização da cultura pop nas periferias. Com conteúdos divertidos e relevantes, a feira está mais do que pronta para voar ainda mais alto em 2026 e nos próximos anos.