Nesta quinta-feira (7), aconteceu o 2025 K-Culture Trend Forum, evento que promove sessões e palestras sobre a cultura popular sul-coreana, discutindo tendências de áreas como cinema, k-dramas & entretenimento (TV), música e webtoons, além de destacar as principais obras e artistas do ano em cada segmento.
O evento, que chega a sua 3ª edição, foi organizado pela Amore Pacific Foundation, pelo Culture Code Research Institute e pelo K-Culture and Story Content Institute da Universidade Kyung Hee com o objetivo de promover o estudo acadêmico da cultura popular da Coreia do Sul.
A sessão de webtoon discutiu a popularidade e o fandom do gênero BL, como Painter of the Night, de Byeonduck, disponível em inglês no Lezhin Comics (leia aqui). Também foram analisadas obras que foram adaptadas para dramas e/ou animes, como A Killer Paradox, de Kkomabi; Solo Leveling, de DUBU (Redice Studio); e Jeong-Nyeon, de SEO Irae e Namon, este último eleito o grande destaque do ano.
Segundo os palestrantes, Jeong-Nyeon se trata de “um webtoon que abriu um novo capítulo na narrativa feminina com a história de mulheres ligadas à tradicional arte coreana, Yeoseong Gukgeuk1. É uma obra-prima com muita harmonia entre sua narrativa rica e ilustrações excepcionais que não foram abordadas em sua adaptação para drama” (tradução livre).
Jeong-Nyeon está disponível em coreano na Naver Webtoon (clique aqui para ler). A atriz Kim Tae-ri, que protagonizou a adaptação Jeongnyeon: The Star is Born, ainda inédita no Brasil, foi eleita o grande destaque na sessão de k-drama.
A presença de obras coreanas no Japão e a crise na indústria foram os outros temas da sessão de webtoon.
Glossário:
- Yeoseong Gukgeuk: uma performance teatral coreana que combina dança e canto, caracterizada por ser interpretada apenas por mulheres e por subverter conceitos heteronormativos. ↩︎