Violet Matter estreou como autora do selo Originals da plataforma WEBTOON em 2021 com Forever After (leia aqui em inglês), mas foi outra obra sua que lhe fez alcançar um sucesso estrondoso na plataforma: The Mafia Nanny (leia aqui em inglês).
O sucesso foi tão grande que, logo após a conclusão de sua primeira temporada, o webtoon foi adaptado para o formato impresso, em graphic novel, pela WEBTOON Unscrolled, selo editorial da WEBTOON. A trama do quadrinho acompanha uma babá de elite chamada Davina que se muda para a casa dos Angelini, uma conhecida e perigosa família mafiosa. Agora, ela terá que proteger o jovem herdeiro Angelini de ameaças constantes.
Em entrevista ao CBR, Violet Matter falou um pouco sobre sua evolução como autora ao longo dos anos e sobre a influência de suas experiências como babá e mãe na obra. Leia abaixo a tradução:
Quando você descobriu sua paixão por quadrinhos digitais e o que a levou a se tornar uma criadora de webtoons?
R: “Meu caminho para os webtoons foi um pouco estranho. Eles foram minha primeira experiência com webcomics. Antes de fazer o teste para o roteiro de ‘Forever After’, eu nunca tinha escrito uma história em quadrinhos e tinha muito a aprender sobre o formato, mas simplesmente mergulhei de cabeça. Isso é um pouco embaraçoso, mas quando Quinn Sosna-Spear, a primeira produtora e roteirista de ‘Forever After’, entrou em contato comigo, ela me encontrou nas profundezas das fanfics de ‘Harry Potter’ no AO3, e eu não sabia o que era webtoon [ela ri]. Tive que pesquisar a empresa WEBTOON no Google, porque eu achava que uma webcomic era quando você digitalizava o mangá impresso e o colocava na internet para as pessoas lerem. Eu era muito ignorante sobre o formato.
Quando digo que essa oportunidade expandiu completamente meu mundo como criadora, não estou exagerando. Pessoalmente, não tenho nenhum talento para a arte, por isso nunca pensei que os quadrinhos fossem um formato no qual eu pudesse trabalhar um dia. Quando comecei a ler as obras na plataforma WEBTOON, fiquei completamente viciada. Havia tantos gêneros e criadores diferentes. Isso foi durante a pandemia de 2021, então eu estava maratonando tão intensamente alguns títulos, só para ter uma noção de tipo ‘Ok, o que é esse formato? Como ele é usado? Como posso usá-lo?’ Eu li rapidamente ‘Lore Olympus’, ‘Purple Hyacinth’ e ‘Castle Swimmer’, tantos títulos bons, só para absorver o máximo que podia e tentar acrescentar algo ao incrível catálogo que já existia. Não consigo imaginar minha vida criativa agora sem ter seguido esse caminho, mas ele não foi de forma alguma premeditado. Me sinto realmente agraciada.”
O que inspirou o conceito inicial e a criação de The Mafia Nanny?
R: “Escolhi ‘The Mafia Nanny’ como meu segundo título de webtoon porque queria tentar escrever um romance. Para constar, sou muito ruim nisso, mas acho que estou melhorando [ela ri]. Estamos na terceira temporada, e meus produtores ainda precisam me lembrar regularmente que não estou escrevendo um título de ação. Mas eu queria tentar o romance e gosto da ideia de escrever uma babá que se envolve com o crime organizado, porque acho que as babás não levantam suspeitas e são normalmente subestimadas e desvalorizadas na sociedade.
Eu queria me basear na dinâmica da máfia porque há muitas histórias sombrias dentro dessa categoria de máfia e romance, mas eu queria lançar uma nova luz sobre esse papel da babá, porque, como sociedade, temos muitas suposições sobre as babás. Acho que há uma expectativa de que um certo tipo de pessoa – jovem, mulher, solteira, sem instrução ou recém-saída da escola – faça esse trabalho. Se você está procurando uma babá, provavelmente quer uma pessoa que seja gentil, brincalhona, trabalhadora e confiável, e eu queria que Davina fosse tudo isso. Mas também adoro o fato de ela ser poderosa e conseguir enfrentar sozinha o mundo do crime organizado, se assim quiser.
Também me inspirei em minha própria vida, porque na verdade aceitei um emprego de babá em Londres quando comecei a trabalhar com esse conceito. Cuidei por seis meses de três crianças incríveis e vi em primeira mão como era ser levada para a casa de alguém, sua família e suas rotinas. É uma grande honra. Também é muito, muito difícil. As crianças precisam de envolvimento emocional o tempo todo. Acho que [ser babá] é mais difícil do que qualquer outro trabalho que já fiz, e olha que fui militar por um tempo. Espero que o webtoon transmita um respeito sincero pelos profissionais que cuidam de crianças em todos os lugares, sem falar nas mães. Na verdade, eu me tornei mãe este ano enquanto trabalhava na segunda temporada, o que também mudou minha perspectiva sobre o que significa cuidar de uma criança. Minha visão do Gabriel também mudou muito. Só de ver meu marido se tornar pai, vou pegar muito dessa emoção e colocá-la na terceira temporada. Portanto, tem sido uma mistura de várias experiências diferentes, e ainda em evolução.”

Como seu trabalho e seu processo criativo evoluíram desde Forever After? E essa obra anterior influenciou sua abordagem em The Mafia Nanny?
R: “Meu estilo de escrever roteiros se formou durante ‘Forever After’. Vou ser sincera, foi um pouco confuso no início. Mergulhei de cabeça na escrita de quadrinhos com os painéis, diálogos e efeitos sonoros, mas eu estava tentando fazer coisas demais em cada painel. Eu escrevia linhas de diálogo tão longas que precisavam de uma cadeia de bolhas para encaixar todas elas. Minha artista, Hannah Patten, voltava e dizia: ‘Não dá pra ver nada da arte’. E ela estava certa [ela ri]. Eles me ensinaram muito, do ponto de vista do artista, sobre como uma história em quadrinhos precisa funcionar. Tive sorte de ter uma equipe muito boa, porque acho que eles influenciaram meu estilo de escrever webcomics.”
The Mafia Nanny teve muito sucesso quando esteve em primeiro lugar na plataforma WEBTOON. Com o aumento da popularidade de títulos de romance policial, como Midnight Poppy Land e Yakuza Fiancé, como você faz para que sua série se destaque dentro do gênero?
R: “Acho que ela é única dentre as obras mais focadas nos lados noir e crime, pois apresenta Mikey de forma tão forte. Ele é um sopro de ar fresco em toda a obra. Porque muitos desses títulos fantásticos são caracterizados por esse enredo envolvente e por apostas abrangentes. O nosso não é único nesse sentido, mas só o fato de poder apresentar a perspectiva de Mikey sobre esse mundo mais sombrio do crime organizado proporciona uma experiência totalmente nova como leitor. Isso acrescenta muito ‘coração’ ao webtoon e isto não seria possível de outra forma.”

The Mafia Nanny está recebendo sua primeira adaptação impressa pela WEBTOON Unscrolled. Qual foi a sensação de segurar fisicamente sua obra e o que você pensa sobre o processo de adaptação?
R: “Nunca imaginei que teríamos uma edição impressa. É muito especial. É muito interessante a maneira como o formato de rolagem vertical é traduzido para a impressão. Porque, de várias maneiras, você imagina que o gênero está evoluindo na direção oposta. Foi uma mudança mental quando comecei a trabalhar com webcomics, porque tudo o que eu lia eram quadrinhos impressos. Desbloquear o formato de rolagem vertical foi uma parte muito divertida e interessante do processo criativo, e parece que estamos indo para outra direção. É interessante e novo, um sentimento diferente em relação à obra só de segurá-la fisicamente em suas mãos. Ela tem uma presença tão física no mundo que não consigo acreditar. Ela vai ficar nas prateleiras de algumas pessoas.”
O final da 1ª temporada de The Mafia Nanny está atualmente disponível para fast pass1. Você já tem a segunda temporada planejada?
R: “Sim. Acho que já temos um esboço da próxima temporada e já começamos a trabalhar nos roteiros. Também estamos trabalhando em alguns outros projetos sobre os quais não posso falar muito agora, mas a equipe está trabalhando muito em segundo plano durante esse hiato para se preparar para o lançamento do que vem depois [de The Mafia Nanny]. Haverá pelo menos mais uma temporada [de The Mafia Nanny]. Em termos de roteiro, já temos tudo planejado, passo a passo. Esperamos que a trama permaneça realmente envolvente e bem amarrado, e esperamos que os leitores sejam pacientes conosco durante esse hiato, porque é muito importante que os artistas tenham esse tempo para se recuperar e poder fazer seu melhor trabalho e ter sua melhor vida daqui para frente.”
Há algo que você gostaria de dizer aos fãs que estão acompanhando The Mafia Nanny?
R: “Eu gostaria de agradecer por lerem essa história na qual colocamos nosso coração, porque minha parte favorita de escrever são os fãs. Não se deve admitir isso como criador, pois acho que devo criar arte pela arte ou algo assim, mas eu realmente faço isso pelos leitores. Não escrevo uma única cena sem imaginar que alguém a esteja lendo. Sei que os artistas sentem a mesma coisa quando estão desenhando.
As pessoas sempre lhe dizem: ‘Não leia os comentários’. Mas eu leio cada um dos comentários. Se algum leitor estiver se perguntando se eu verei [seus comentários], eu verei, e estou aqui para isso. Estou aqui para ver as reações, as teorias, as conspirações, as reinterpretações em massa, me dêem tudo. Sou muito grata a todos que fizeram parte desse processo e a todos que nos apoiaram, que aparecem nas redes sociais para fazer perguntas ou mesmo apenas para nos incentivar. Isso significa muito para mim e para a equipe.”
Fonte: CBR
Glossário:
- Fast Pass: recurso da plataforma WEBTOON que permite aos usuários lerem episódios de uma série de maneira antecipada. Para desbloquear esses episódios marcados com o selo de Fast Pass, o usuário precisa efetuar um pagamento com as moedas (coins) da plataforma. ↩︎