Em julho do ano passado, foi lançada a campanha de financiamento coletivo da HQ Caóticas Neutras, roteirizada por Rodrigo Ortiz Vinholo e desenhada por Mari Rolin. O projeto alcançou suas metas de apoio e a campanha na plataforma Catarse foi encerrada em setembro. Agora, a dupla de artistas se prepara para o lançamento do quadrinho neste início de 2025.
O projeto foca em histórias curtas com humor, romance e aventura, em um cenário de fantasia medieval inspirado em RPGs, centrado nas personagens Barda e Necromante. A série é publicada online no Tapas (clique aqui e leia) e em redes sociais desde 2020, e chegou a ser finalista da categoria Web Quadrinhos do 34º HQ MIX, em 2022.
Para a publicação do livro, além de reunir as seis primeiras histórias, os criadores pretendem redesenhar a primeira aventura e adicionar uma bônus, com 24 páginas, exclusiva para a versão impressa.
As recompensas para quem apoiou a campanha, além do livro, incluem um marcador, uma boneca de papel, e pacotes especiais com a obra OPArt: Out of Place Artifacts, organizada por Mari e Rodrigo, que também foi finalista do prêmio HQ MIX e do Angoulême. Também houveram vagas limitadas para a encomenda de artes originais de seus próprios personagens.
Caóticas Neutras #1 será um livro de 80 páginas, com capa colorida, lombada quadrada e miolo preto e branco, com tamanho 16 x 23 cm.




Sinopse da obra:
Existem heróis e vilões. Existem as pessoas que obedecem a lei, e as que são indiferentes a ela. Em um canto bem específico do diagrama de alinhamento existem aquelas pessoas de quem você nunca tem exatamente certeza do que esperar. Elas são as Caóticas Neutras.
Sobre os autores:

Publicitário, jornalista, professor e escritor, Rodrigo Ortiz Vinholo mora em São Paulo/SP. É autor de diversas obras, incluindo A um passo do bizarro (2023, Delirium), A árvore do enforcado (2023, Arkanus), A busca pelo homem do chapéu preto (2023, Delphi), Astrolinha Vermelha (2023, Lendari), Viagens oníricas (2024, Fuinha), Compêndio poético da fauna sentimental humana (2024, Gataria), Pequeno guia de sobrevivência on-line para o século XXI (2024, independente) e Na mansão morava uma mulher sem cabeça (2024, Lendari). Vencedor do Prêmio ABERST, Troféu HQ MIX, Prêmio Ecos da Literatura e alguns outros, já participou de mais de 300 coletâneas de contos, poesias e quadrinhos.
Mari Rolin é autora de quadrinhos, ilustradora e linguista carioca. Além de zines independentes, é a principal artista na graphic novel independente When Language Fails (2023) e já participou de várias antologias internacionais como Turning Roads (2021, Limit Break Comics), Down Below (2022, Limit Break Comics), Home (2022, DCAF), Café Espacial (2022) e Failure to Launch (2023, Iron Comics). É parte do time editorial e artístico na antologia OPArt (2021), indicada ao prêmio Angoulême na categoria Quadrinho Alternativo, e também faz parte de um dos grupos vencedores do Troféu HQMix 2023 e é finalista em alguns outros. Atualmente mora na área rural da Irlanda maquinando a próxima história.

Fonte: Caóticas Neutras