“Passos”: Peça teatral brasileira se inspira em “Navillera”

Rogério Nagai, idealizador e coordenador geral da peça, conversou com o Portal Falar de Webtoon

A peça “Passos” em cartaz no Teatro Itália, em São Paulo, propõe uma reflexão sobre envelhecimento, etarismo e o choque entre gerações. Mas, além dessas temáticas, o espetáculo brasileiro se inspira em uma história muito conhecida dos leitores de webtoons: a adaptação televisiva de Navillera, de Hun e Jimmy.

O Portal Falar de Webtoon conversou brevemente com Rogério Nagai, fundador da NAGAI Produções e idealizador/coordenador geral do projeto, sobre como se deu esta inspiração e as principais diferenças da peça para o k-drama da Netflix.

“O primeiro contato [com Navillera] se deu pelo audiovisual mesmo. Em 2022, o ator e amigo Edson Kameda recomendou eu assistir essa série, mas como eu nunca havia assistido a k-dramas antes, nem dei muita atenção. Na época eu achava que o gênero fosse somente de romance, uma coisa meio piegas, sabe?”, contou o diretor do espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, que fez parte de uma trilogia sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial.

“Depois de muito ouvir falar, acabei vencendo o preconceito e assisti. Acabei ficando extremamente sensibilizado com tudo na série, desde a história e interpretação do elenco, passando pela técnica, linguagem, trilha, etc. Tive um insight em levar parte dessa história para o teatro, mas colocando um elemento a mais que a série não aborda com tanto destaque que é o etarismo, o preconceito contra pessoas acima de sessenta anos de idade”.

Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Victoria Ariante, o espetáculo é apenas livremente inspirado no k-drama. Em “Passos”, um senhor de 70 anos chamado Aurélio decide realizar um sonho antigo: aprender a dançar. Ao se matricular em uma escola, enfrenta o preconceito do jovem professor Hugo e o embate entre os dois revela conflitos geracionais. “Não queríamos fazer uma adaptação e nem ser fiel à história, tanto que a questão da doença [Alzheimer] não é abordada na peça. A Renata Mizrahi, autora da peça, mencionou isso desde o início, pois abordar a doença poderia levar para outro caminho e nossa peça aborda muito a questão dos sonhos, tanto pela busca deles, como sonhos interrompidos e ressignificados ao longo de nossa vida”, disse Rogério. “O elemento crucial na peça é combater o Etarismo. Se você parar para pensar, a sociedade fala muito sobre sonhos na nossa juventude, mas sequer menciona isso quando estamos com mais de 60 anos. A peça vai por esse caminho e colocando atores como Edson Kameda (67 anos) e Emília Kiyohara (70 anos) no palco — algumas das experiências dos personagens na peça é parte do passado do elenco também, isso cria uma potência ainda maior do que se fosse realmente uma obra de ficção.”

Sobre esta abordagem, Rogério explica que se trata da metodologia do Biodrama, desenvolvida pela dramaturga e diretora teatral argentina Vivi Tellas, “onde coexiste um limiar entre ficção e realidade, onde parte da vida pode ser levada ao palco de forma artística como potência cênica”, contou.

Rogério também explicou a abertura de uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para cobrir despesas básicas como transporte, alimentação e hospedagem do espetáculo para o Festival de Teatro de Curitiba em 2026. “É o maior festival da América Latina e o quarto maior do mundo. É o festival mais importante do país e com maior expressividade em termos de linguagens, diversidade cultural e artística. Nele, se apresentam artistas do mundo inteiro, a cidade respira arte e cultura durante 2 semanas, acaba sendo para nós um combustível porque o público assiste em peso as produções e acaba sendo uma grande vitrine para críticos, patrocinadores, público, etc. Seria uma ótima oportunidade de levar para outro estado essa importante peça”, afirmou. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.

No elenco de “Passos” ainda estão Caio Mutai, Gilberto Kido e Winnie Moriyama. A peça segue em cartaz até 31 de agosto.

O k-drama Navillera, estrelado por Song Kang e Park In-hwan, está disponível na Netflix. Já o webtoon pode ser lido em inglês no Tapas (leia aqui) e em português no Toomics (leia aqui) e no LaLatoon (leia aqui). A obra também é publicada fisicamente no Brasil pela NewPOP (compre pelo nosso link Amazon).

Serviço

Passos – Livremente inspirado no k-drama Navillera.
Local: Teatro Itália
Endereço: Av. Ipiranga, 344 – Subsolo, Edifício Itália, República, São Paulo-SP
Data: Até 31/08
Horário: Sextas às 20h, Sábados às 19h e Domingos às 18h
Duração: 80 min
Classificação: 10 anos
Ingressos disponíveis na plataforma Sympla (compre aqui).

Escute nosso Review Sincero sobre Navillera (webtoon + k-drama):

*Amazon e o logotipo Amazon são marcas registradas da Amazon.com.br e suas afiliadas.

Publicado por:

Compartilhar notícia:

Veja mais:

chihiro-howe-cbr-interview_fdw
krista-01_fdw
piratas-do-hard-nox-02_fdw

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *