Adaptação de “Get Schooled” é alvo de novos protestos

Netflix sofre pressão para cancelamento de k-drama

O k-drama True Lessons (título provisório), adaptação do polêmico webtoon Get Schooled anunciada pela Netflix há alguns meses, sofreu com novos protestos na Coreia do Sul na última semana. Sindicatos de professores e outros grupos argumentam que a obra original glorifica o castigo físico e apresenta mensagens prejudiciais sobre educação e direitos dos estudantes.

Uma coalizão de 62 organizações e indivíduos, incluindo a Korean Teachers and Education Workers Union (KTU / 전국교직원노동조합), realizou uma coletiva de imprensa em frente à sede da Netflix Korea, em Seul. Foram feitas três exigências: que a Netflix e a produtora GTist interrompam imediatamente a produção; que a Korea Communications Standards Commission (KCSC) tome medidas cabíveis acerca do caso; e que o governo estabeleça diretrizes éticas para mídias que lidem com crianças e educação.

“Uma petição contra a produção e transmissão deste drama vem ganhando força desde 7 de julho, com mais de 1.000 cidadãos e 62 grupos civis aderindo à iniciativa”, afirmou a coalizão.

O drama acompanhará membros de uma instituição que opera acima da lei a fim de dar “lições verdadeiras” a alunos, professores e pais que ousam passar dos limites, restaurando a ordem dentro das escolas. Na história, os inspetores usam punições físicas para disciplinar os alunos e resolver problemas na escola, apresentando o castigo corporal como uma solução para questões como violência escolar, corrupção e violações de direitos.

“A série transforma sérios desafios educacionais em uma história simplista de punição de vilões e promove a violência e as violações dos direitos humanos como soluções aceitáveis”, afirma o comunicado. “Isso prejudica décadas de progresso social em direção à educação democrática.”

Kim Ji-yeon, vice-presidente da KTU, relembrou algumas das polêmicas da obra original: “O webtoon original retrata professoras feministas como doutrinadoras e inclui insultos racistas, o que levou à sua remoção das plataformas de webtoon norte-americanas”, disse.

Park Eun-kyung, chefe da Associação Nacional de Pais pela Educação Igualitária, acrescentou: “Conteúdos que ameaçam o futuro e o ambiente de aprendizagem de nossas crianças não podem ser justificados em nome da liberdade de expressão”.

Leia também:
Sindicato de professores protesta contra adaptação de “Get Schooled”
Adaptação de “The Elementary School Student That I Love” é cancelada após protesto de professores

No início do mês, protestos de organizações de professores foram determinantes para o cancelamento de outro k-drama, a adaptação de The Elementary School Student That I Love, webtoon de Hwaro. A trama abordava romance entre uma professora de 24 anos de idade e um aluno de 12.

A série True Lessons ainda não tem previsão de estreia. A produção conta com Kim Moo-yul (Sweet Home e Juvenile Justice), Lee Sung-min (Reborn Rich e Juvenile Justice) e Pyo Ji-hoon, P.O do grupo Block B, (Good Partner e Hotel Del Luna) no elenco. O roteiro foi escrito por Lee Nam-kyu (Daily Dose of Sunshine, Duty After School e The Light in Your Eyes) e o diretor é Hong Jong Chan (Juvenile Justice).

O webtoon original foi escrito por CHAE Yong Taek e HAN Ga Ram.

Fonte: The Korea Times

Publicado por:

Compartilhar notícia:

Veja mais:

spirit-fingers-01_fdw
dear-x-13_fdw
doctor-jonbeo-01_fdw

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *