Third Shift Society é um webtoon sobrenatural que acompanha Ellie, que acaba de descobrir que tem fortes poderes psíquicos, e seu chefe Ichabod, um detetive paranormal com cabeça de abóbora, que precisam se unir e lutar contra as coisas estranhas que acontecem durante a noite.
O webtoon está em hiato desde 2022, quando encerrou sua segunda temporada. Criado por Meredith Moriarty, é uma história de grande sucesso, especialmente durante o Halloween, época que a autora considerou ideal para retornar as publicações da história este ano. É o que ela revelou em uma entrevista ao CBR, onde ela também fala sobre suas inspirações e a adaptação live-action do quadrinho anunciado há pouco tempo. Leia abaixo alguns trechos:
Quando você descobriu sua paixão por quadrinhos digitais e o que a levou a se tornar uma criadora de webtoon?
R: “Na verdade, comecei a fazer arte digital quando tinha 11 ou 12 anos. Minha mãe tinha uma cópia do Photoshop que ela conseguiu na escola onde trabalhava, e eu ficava brincando com ele. Eu fiquei numa fase ‘wallpaper de anime’ por um longo tempo. Comecei a desenhar minhas próprias coisas, principalmente ilustrações e personagens originais terríveis e coisas do gênero. Quando estava na universidade, comecei a fazer quadrinhos como hobby. Depois disso, fiz trabalhos como freelancer para algumas publicações independentes e pequenas editoras. Eram muitas ilustrações pontuais e trabalhos como colorista, o que era ótimo, pois ajudava outras pessoas a desenvolver suas ideias e dar vida a elas.
Mas eu queria tentar fazer isso sozinha. Então, eu tinha esses personagens, Ichabod e Ellie, rondando minha cabeça por alguns anos, e pensei: ‘Que tal uma história simples de casa mal-assombrada só para ver qual é?’ E as pessoas começaram a gostar. Continuei com a ideia. Por fim, a WEBTOON entrou em contato comigo e disse: ‘Ei, achamos que isso daria um original muito bom’. As pessoas do Canvas, que na época se chamava Discover, gostavam muito da história. Refleti bastante e pensei: ‘Quer saber? Sim, vamos em frente’.”
O que inspirou o conceito inicial e a criação de Third Shift Society?
R: “No meu último ano de faculdade, quando criei esses personagens, eu estava assistindo a muitos programas de TV sobre histórias de fantasmas. Não sei se você já assistiu a ‘A Haunting’ no Discovery Channel. Se você assistir agora, é meio brega, mas é muito divertido se você se permitir. Eu voltava da aula à tarde e ficava assistindo. Eu também jogava muitos videogames de terror. Eu gostava muito de ‘Silent Hill’ e jogava no PlayStation 2 emprestado do meu amigo. Então, acho que eu estava preparada para esse tipo de história. Na verdade, Ichabod começou como um rabisco em um caderno, e gostei de algo na silhueta, como a cabeça de abóbora. É claro que ele seria um detetive paranormal, pois que outro trabalho ele poderia fazer? A partir daí, tudo se desenvolveu.”
Como é o seu processo criativo ao desenvolver sua arte e suas histórias?
R: “Tenho a história quase toda planejada. Sei para onde estamos indo. Conheço os principais pontos da trama que precisam ser atingidos ao longo do caminho, mas faço cada capítulo, cada arco, o roteiro, mesmo antes de começar a desenhá-lo de fato. Isso me permite ser um pouco flexível. Tenho apenas blocos de notas amarelos onde escrevo tudo. Não uso nenhum tipo de software de roteiro ou story boarding nem nada, apenas caneta e papel. Acho que escrever em partes como essa me permite ser um pouco mais flexível, de modo que, se alguma coisa relacionada à história se apresentar de uma forma que talvez eu não estivesse esperando, mas que pareça mais autêntica para os personagens, eu posso simplesmente seguir em frente. E quanto à parte do desenho, faço isso episódio por episódio. Para o webtoon, há mais de 40 painéis, dependendo de onde você quer cortá-lo como um bom ponto de parada que deixe um pouco de suspense para que as pessoas cliquem no próximo episódio.”
Third Shift Society tem uma adaptação impressa pela WEBTOON Unscrolled1 (compre pelo nosso link Amazon), com o Volume 2 a ser lançado no próximo mês. Como foi o processo de adaptação e a sensação de segurar fisicamente seu trabalho?
R: “’Third Shift Society’ foi criada original tendo a impressão em mente, então eu tinha todas as páginas formatadas para isso. Tenho pequenas cópias em disquete que eu imprimia e vendia em convenções, então ainda há algumas por aí. Com o Volume 1, a maior parte já estava formatada para impressão, mas eles queriam fazer um tamanho diferente. A WEBTOON Unscrolled foi muito legal e me deu uma verdadeira equipe editorial, que tinha Emma Hambly, uma editora ótima, e os designers que pegavam a versão em webtoon, além dos meus arquivos formatados para impressão, e os adaptavam novamente, porque houveram mudanças quando eu os adaptei para o webtoon também. Assim, eles conseguiram criar o produto final com o qual estou muito feliz.
Eu dei minha opinião, mas, felizmente, eles não me deixaram me envolver muito nisso. Não sei se outros artistas com quem você conversa também são assim, mas eu olho para o meu trabalho antigo e penso: ‘Só quero refazer tudo’. Mas eles me mantiveram envolvida o suficiente para me salvar dos meus piores impulsos. Quando finalmente recebi o produto final, foi muito legal. É meio surreal. A coisa mais estranha foi vê-lo nas livrarias, porque eu estava na Barnes & Noble, olhando os mangás e manhwas ou qualquer outro título da WEBTOON Unscrolled, e via o meu e pensava: ‘Espere um minuto. O que você está fazendo aqui? Seu lugar é na Internet’. Mas é muito legal, e fico feliz por poder compartilhar com as pessoas em outro meio, porque eu mesma sou uma grande amante de livros impressos.”
Também foi anunciado recentemente que Third Shift Society receberá uma adaptação para a TV em live-action. Como você se sente com isso e há algo que possa dizer sobre o projeto que está por vir?
R: “É uma loucura, não é? Na verdade, a WEBTOON me abordou sobre isso no verão de 2020, quando todos nós tínhamos muitas coisas acontecendo. O processo de desenvolvimento teve muitas pausas por causa da greve dos roteiristas que ocorreu logo depois. Tenho aprendido que grande parte do processo consiste em fazer as pessoas comprarem a ideia, deixá-las empolgadas com a sua visão e tentar comunicá-la de uma maneira que entendam o que você está jogando para elas. Ter o livro, na verdade, tem sido uma grande ajuda, porque você pode simplesmente entregá-lo às pessoas e perguntar: ‘O que você acha?’
Tive a sorte de conhecer pessoalmente o roteirista, Ray Utarnachitt, no verão passado, na San Diego Comic Con. Por acaso, ele estava lá nos mesmos dias que eu e parecia muito entusiasmado com o projeto. Ele parecia entender onde eu queria chegar com isso. Estou muito animada por tê-lo trabalhando no projeto. Ele me disse que os próximos passos são basicamente escrever um episódio piloto e mapear onde queremos chegar com isso na série e, em seguida, conseguir mais pessoas para que a coisa seja realmente feita e distribuída para que todos possam assistir.
Portanto, no momento, está rolando muita escrita e várias reuniões, e estou apenas me mantendo afastada dessa parte. Estou meio que em um papel de consultora, então me coloco à disposição caso precisem de informações sobre personagens ou construção de mundos e coisas do gênero. Mas, no momento, estou muito feliz que as pessoas que são realmente boas em fazer reuniões são as que estão de fato fazendo.”
O que você espera para o futuro de Third Shift Society e há algo que gostaria de dizer aos seus fãs?
R: “Aos meus fãs, muito obrigada por me apoiarem. Obrigada por serem pacientes. Este é definitivamente um trabalho de amor. Exige muito de mim, e fico feliz em entregar isso. Estou muito feliz que vocês estejam gostando e que tenham ficado por aqui. Espero que gostem do que está por vir. Com relação ao futuro, tento não me fixar muito em uma única coisa que esteja acontecendo. Estou apenas seguindo em frente e vendo onde isso vai dar. Estou animada para ver as diferentes adaptações e qualquer tipo de programa de TV, animações, videogames, o que quer que surja. Estou aqui para isso. Gosto de ver o que outras pessoas criativas fazem com o material de origem, e isso deve ser legal. Espero que outras pessoas também se divirtam com o passeio.”
As duas primeiras temporadas de Third Shift Society estão disponíveis na plataforma WEBTOON, leia aqui.
Fonte: CBR
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Glossário:
- WEBTOON Unscrolled é um selo editorial da WEBTOON que publica os quadrinhos da plataforma em formato de graphic novel impresso. ↩︎