Cumprindo uma das medidas de seu pronunciamento referente à polêmica de misoginia no webtoon Another World Pong Pong Man, a Naver Webtoon criou um comitê consultivo externo com especialistas para aprimorar sua política de conteúdo.
O comitê inclui Kim Min-ho, professor do curso de Direito da Sungkyunkwan University (SKKU) e presidente da Korea Internet Self-Governance Organization (KISO); Kim Hyun-kyung, professora do curso de Pós-Graduação em Políticas de TI da Seoul National University of Science & Techonology e membro do Subcomitê de Análise de Discurso de Ódio da KISO; Shin Il-suk, artista e presidente da Korea Cartoonist Association (KCA); e o crítico cultural Jeong Deok-hyeon.
De acordo com a empresa, o comitê consultivo reunirá opiniões de criadores e funcionários da plataforma, analisará a política de operação do serviço de conteúdo da Naver Webtoon e apresentará suas recomendações. A Naver Webtoon planeja reavaliar a política geral de operação de conteúdo, incluindo seus concursos, com base nas recomendações do comitê.
Entenda o boicote
O boicote à plataforma se iniciou quando Another World Pong Pong Man, que retrata um homem descobrindo a infidelidade de sua esposa, passou na triagem inicial do Naver Webtoon’s 2024 Global Webtoon Contest. A trama apresenta as mulheres sob uma ótica depreciativa, descrevendo-as como manipuladoras e enganosas. Além disso, o título do webtoon deriva de um termo misógino que faz referência a mulheres com passado “promíscuo” e atos de estupro coletivo.
Com a situação, mulheres coreanas organizaram um boicote à plataforma, que consistiu basicamente em não comprar mais no app da Naver Webtoon, evitar menções à marca/plataforma (não fazer propaganda gratuita) e buscar outras maneiras para ler os webtoons do catálogo da empresa.
Após impactos negativos nos números da plataforma, a Naver Webtoon se pronunciou sobre o caso e prometeu diversas medidas para melhorar a gestão de conteúdo de futuros concursos. Além disso, os vencedores do Naver Webtoon’s 2024 Global Webtoon Contest foram anunciados sem a presença de Another World Pong Pong Man na lista. A Naver explicou, porém, que o webtoon não foi excluído da competição, apenas falhou em passar nas triagens seguintes.
Fonte: ChosunBiz