A Naver Webtoon está utilizando inteligência artificial (IA) para aprimorar seus serviços de recomendação personalizada de quadrinhos da plataforma, incentivando usuários a gastarem mais. A empresa também está aumentando a lucratividade com a introdução de serviços pagos que utilizam IA, como bate-papo com personagens de webtoon.
De acordo com a Naver Webtoon neste domingo (17), a receita média mensal por usuário pagante totalizou US$ 8,25 para o período de julho a setembro de 2024 na Coreia, um aumento de 8,8% em relação aos US$ 7,58 durante o mesmo período do ano anterior.
Este aumento é atribuído ao serviço de recomendação om tecnologia de IA da Naver Webtoon, lançado em junho deste ano. Esse serviço faz uma curadoria de obras com base no histórico de visualização do usuário, organizando-as em uma ordem que provavelmente será apreciada. Os webtoons vistos com frequência aparecem na parte superior, enquanto outros, adaptados às preferências do usuário, são estrategicamente colocados entre suas leituras regulares.
Atualmente, a plataforma possui por volta de 700 obras em andamento, que eram classificadas por popularidade ou ordem de atualização, o que levou um grande volume de usuários a se limitarem a títulos conhecidos. Esse comportamento diminuiu gradualmente desde a introdução do serviço personalizado de IA. O número de títulos lidos semanalmente por usuário na Coreia aumentou 3% ao ano durante o terceiro trimestre de 2024, pois os usuários começaram a explorar novas recomendações juntamente com suas leituras regulares.
Um sistema de recomendação de IA semelhante contribuiu significativamente para a receita recorde da Naver Webtoon no Japão durante o terceiro trimestre deste ano, com o número usuários pagantes mensais atingindo um nível recorde no país e um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
Outra ferramenta da Naver Webtoon que utiliza IA é o Character Chat, um serviço parcialmente pago que permite que os usuários interajam com personagens de webtoons e é alimentado pelo modelo de IA HyperCLOVA X da Naver, lançado em junho de 2024. Um mês depois, a empresa lançou um serviço pago chamado Webtoon Caricature, no qual os usuários enviam fotos para receber caricaturas no estilo de artistas de webtoon.
O primeiro serviço, Character Chat, ganhou imensa popularidade, ultrapassando 1,35 milhão de usuários e gerando 25 milhões de conversas baseadas em IA.
As iniciativas baseadas em IA fazem parte da estratégia da Naver Webtoon para superar os desafios do declínio do mercado coreano de webtoons. De acordo com a pesquisa de 2023 da Korea Creative Content Agency, a porcentagem de pessoas que leem webtoons pelo menos uma vez por semana dentre os entrevistados caiu de 69% em 2022 para 62,8% em 2023.
Fonte: Daum