No último dia 26 de setembro, aconteceu o primeiro World Webtoon Festival, na Coreia do Sul. O evento foi organizado pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo do país em parceria com a Korea Creative Content Agency (KOCCA), em um esforço para fortalecer a posição da Coreia como local de origem dos webtoons e aumentar o reconhecimento global dos quadrinhos online.
Foram 4 dias de festival, que, além de contar com a participação das principais produtoras do mercado e diversas ativações para o público, também deu espaço para o anúncio dos vencedores do primeiro World Webtoon Awards.
13 webtoons foram premiados no total, sendo 10 Melhores Webtoons, dentre os quais foram escolhidos os vencedores do prêmio especial do júri — entregue a The Great, de Gwangjin e Jimin, — e um prêmio principal, concedido a Solo Leveling, de Jang Sung-rak (DUBU), autor falecido em 2022, aos 40 anos, e que recebeu homenagens na cerimônia.
Solo Leveling acompanha a saga de Jin-woo, considerado “o caçador mais fraco” em um mundo cheio de criaturas monstruosas. A história foi lançada originalmente como novel, por Chugong, e adaptada para webtoon por Jang Sung-rak (DUBU) em 2018, atingindo sucesso global e uma marca de cerca de 14,3 bilhões de visualizações. Posteriormente, a trama ainda foi lançada em formato físico, publicado no Brasil pela Panini (compre pelo nosso link Amazon), e adaptada em anime, que está disponível no Crunchyroll.
A premiação concedeu ainda 3 prêmios especiais para Melhor Nova Obra, Obra por Artista Estrangeiro e Obra Experimental. Abaixo, veja a lista completa de vencedores do World Webtoon Awards:
Top 10
- Solo Leveling, de Jang Sung-rak (DUBU) (REDICE Studio) [Prêmio principal]
- The Great, de Gwangjin e Jimin [Prêmio do Júri]
- Garbage Time, de 2Sazang
- What It Means to Be You, de Lanyon eOcean
- The Boxer, de Jeong Ji-hoon
- A Bona Fide Killer, de YOON e Black
- The Remarried Empress, de Alphatart e Sumpul
- Omniscient Reader, de Umi and SleepyC
- Hellbound, de Yeon Sang-ho e Choi Gyu-seok
- Jibi Eopseo, de Wannan
Prêmios Especiais
- Unemployed Gye Baek Soon, de Delayed Action [Melhor Nova Obra]
- Tomahawk Angel, de Odysseas Theodoratos a.k.a. Mangaka Ody [Obra por Artista Estrangeiro]
- Tastes of Horror, de Story Plus e TOH Crew (Prêmio de Obra Experimental)
Fonte: The Korea Times / KOCCA
*Amazon e o logotipo Amazon são marcas registradas da Amazon.com.br e suas afiliadas.