Há alguns meses, a Netflix anunciou o início da produção de True Lessons (título provisório), adaptação do polêmico webtoon Get Schooled, de CHAE Yong Taek e HAN Ga Ram.
O drama acompanhará membros de uma instituição que opera acima da lei a fim de dar “lições verdadeiras” a alunos, professores e pais que ousam passar dos limites, restaurando a ordem dentro das escolas.
Com a produção já em andamento, a Korean Teachers and Education Workers Union (KTU / 전국교직원노동조합) divulgou um pronunciamento sob o título “Violência não é uma lição verdadeira” na última semana e exigiu a interrupção da produção do k-drama. A associação criticou o webtoon original por sua “representação sensacionalista de conflitos entre estudantes, pais e professores, retratando os profissionais da educação como incompetentes e passivos. A obra não apenas glorifica a violência nas escolas e encoraja o ódio, mas também desvaloriza as atividades educacionais e expertise dos professores.”
A crítica se estendeu ao personagem principal da história por “ser uma figura que utiliza de um status de poder para praticar violência contra estudantes sob o pretexto de ensinar uma ’lição verdadeira’”, afirmou o sindicato. Na trama do webtoon, as técnicas de ensino do protagonista Hwajin Na são bastante violentas para alguém que trabalha no Ministério da Educação, mas sempre que as punições convencionais não funcionam para os piores valentões de uma escola, ele é indicado para o trabalho.
Polêmicas do webtoon levaram a remoção da obra de plataforma
As controvérsias de Get Schooled já vêm de muitos anos e envolvem cenas de punições físicas contra adolescentes e feministas em seus episódios. Um deles em particular foi duramente criticado e acusado de racismo na época de sua publicação, em 2023.
No 125º capítulo do webtoon, o leitor era apresentado a um estudante do ensino médio chamado Hwang Ho Jun, que morava em uma área rural da Coreia e afirmava ser o único “coreano puro” de sua classe. Além disso, o mesmo episódio incluiu o personagem de ascendência etíope Lee Mook Hyun, retratado como um valentão. Em determinada cena, ele zomba de um professor branco birracial perguntando: “Você já ouviu o termo ‘macaco amarelo’ [yellow monkey] nos Estados Unidos?”. Ao que o professor responde com um termo racialmente depreciativo dirigido a pessoas negras, principalmente nos EUA.

A polêmica em torno do episódio foi tão forte que a obra foi completamente removida da plataforma WEBTOON, versão internacional da Naver Webtoon. Na Coreia do Sul, porém, apenas o episódio em questão foi removido.
Formação do elenco também enfrentou problemas
A formação do elenco da série da Netflix também foi agitada. Em novembro de 2024, Kim Nam Gil recusou o papel do protagonista Hwajin Na após duras críticas de seus fãs quando sua agência confirmou que o projeto estaria sendo considerado pelo ator dentre seus próximos trabalhos. Posteriormente, Kim Moo-yul (Sweet Home e Juvenile Justice) aceitou o papel.
Na época, o diretor da adaptação, Hong Jong Chan (Juvenile Justice), comentou sobre as problemáticas do manhwa: “Estamos cientes das críticas e preocupações que cercam certos episódios da obra original. Vamos nos esforçar para criar um drama com um senso de responsabilidade e uma perspectiva refinada”, afirmou.
Kim Moo-yul, por sua vez, compartilhou os motivos que o levaram a participar do projeto: “Senti que essa história poderia gerar conversas sobre o estado atual da educação na Coreia e a discriminação e injustiça dentro dela. Também confio muito na capacidade do diretor Hong de abordar temas desafiadores com convicção, como visto em ‘Juvenile Justice’.”
Agora, dentro do pronunciamento do KTU, fãs de Jin Ki-joo (Little Forest e My Perfect Stranger), que também integra o elenco da série, pediram ao ator para se retirar do drama. Segundo eles, a obra original é “detestável” e já foi mencionada negativamente na mídia diversas vezes por problemas de discriminação de gênero e danos aos direitos das mulheres.
O elenco da produção conta ainda com nomes como Lee Sung-min (Reborn Rich e Juvenile Justice) e Pyo Ji-hoon, P.O do grupo Block B, (Good Partner e Hotel Del Luna).
O roteiro foi escrito por Lee Nam-kyu (Daily Dose of Sunshine, Duty After School e The Light in Your Eyes).
True Lessons ainda não tem previsão de estreia.