“Wind Breaker” é cancelado após polêmica de plágio, entenda

Autor assumiu prática de tracing em sua obra e webtoon foi encerrado

O webtoon Wind Breaker foi abruptamente encerrado após acusações de plágio contra seu criador, Jo Yongseok. Em uma postagem no Reddit, usuários compararam a obra do autor com ilustrações de outros artistas.

Os exemplos citados incluem uma arte original de Dr. Poro, encomendada para o videoclipe da música “Hide Inside”, de ADRESZ; uma famosa ilustração do personagem Ken Kaneki, de Tokyo Ghoul, por Sui Ishida; e um trabalho do usuário @/dnwls3010 do X (antigo Twitter) — este último sendo referente a outro trabalho de Jo Yongseok, Meet Me Today, webtoon pelo qual o artista já foi acusado de plágio anteriormente.

Em pronunciamento, o artista assumiu a prática de tracing — desenhar por cima de uma imagem ou contorno, usando um papel translúcido ou outra técnica para transferir o desenho original —, se desculpou e anunciou o encerramento de Wind Breaker. Leia o comunicado:

“Olá, aqui é Jo Yongseok.
Primeiramente, gostaria de oferecer minhas sinceras desculpas pelas recentes acusações de tracing em meu trabalho, o que preocupou muitas pessoas.
Existem algumas cenas que estão parecidas ou quase idênticas a outros trabalhos que utilizei como referência, e isto é claramente minha culpa.
Eu tenho sido perseguido por prazos semanais há algum tempo e, no processo, as coisas se tornaram apressadas e não mantive os padrões que eu deveria ter como criador.
Acima de tudo, eu gostaria de compartilhar o final da história com todos vocês e a decisão de descontinuar a série foi dolorosa. Mais uma vez, sinto muito e peço minhas mais sinceras desculpas aos fãs.
Sou profundamente grato aos leitores que acreditaram em mim e me apoiaram apesar das minhas falhas, e novamente peço desculpas.
Por fim, achei que seria melhor oferecer uma conclusão à história e fiz o upload da parte final de Wind Breaker em meu blog pessoal.
Obrigado do fundo do meu coração.”

A Naver Webtoon também se pronunciou, afirmando ter encontrado indícios de plágio entre Wind Breaker e outros trabalhos. Após conversas com o criador e editores, a plataforma decidiu cancelar a série. A empresa se desculpou e reafirmou seu comprometimento com a proteção de direitos autorais de criadores e sua oposição à práticas de plágio.

Wind Breaker foi lançado em 2014 e, desde então, acumulou mais de 600 milhões de visualizações. A trama acompanhava Jay, um aluno perfeito com notas altas e presidente do grêmio estudantil, que é coagido a entrar para a equipe de ciclismo da escola, a Hummingbird Crew.

A obra foi completamente removida das plataformas.

Fonte: 1 / 2 / 3

Publicado por:

Compartilhar notícia:

Veja mais:

webtoon-bom-studios-01_fdw
disney-webtoon-01_fdw
webtoon-04_fdw

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *