A Netflix, através do Diretor Sênior de Séries da Coreia do Sul, Bae Jong Byeong, em evento de lançamento do line-up do país asiático para 2026, se pronunciou sobre as polêmicas em torno de Aprendendo a Lição (Teach You a Lesson), k-drama baseado no webtoon Get Schooled, de CHAE Yong Taek e HAN Ga Ram.
“Desenvolvemos a série com enorme senso de responsabilidade, por lidar com uma história absolutamente necessária nesta era”, afirmou Bae Jong Byeong. A trama acompanha membros de uma instituição que opera acima da lei a fim de dar “lições verdadeiras” a alunos, professores e pais que ousam passar dos limites, restaurando a ordem dentro das escolas.
As controvérsias do webtoon envolvem cenas de punições físicas contra adolescentes e feministas em seus episódios, além de racismo, o que levou à sua remoção da plataforma WEBTOON em 2023. Sobre isto, Bae Jong Byeong comentou: “Estamos cientes das críticas e preocupações em torno de certos episódios da obra original. Conscientes disso, nos esforçamos para nos preparar minuciosamente e produzir o drama com uma perspectiva refinada e senso de responsabilidade”. E completou: “Assim que for lançado, vocês poderão ver como esses aspectos foram abordados.”
Adaptação sofreu com pressão e protestos
Por conta das polêmicas em torno da obra original, a produção da Netflix foi agitada desde a formação do elenco. Em novembro de 2024, Kim Nam Gil recusou o papel de protagonista após críticas de seus fãs em torno de sua possível participação. Posteriormente, Kim Moo-yul (Sweet Home e Juvenile Justice) aceitou o papel.
Ao longo de 2025, com a produção já em andamento, a Korean Teachers and Education Workers Union (KTU / 전국교직원노동조합) e outras organizações ligadas à educação na Coreia do Sul realizaram protestos e exigiram o cancelamento da série. “A série transforma sérios desafios educacionais em uma história simplista de punição de vilões e promove a violência e as violações dos direitos humanos como soluções aceitáveis”, afirmava o comunicado de protesto realizado por coalizões em agosto de 2025. “Isso prejudica décadas de progresso social em direção à educação democrática.”
Fãs de Jin Ki-joo (Little Forest e My Perfect Stranger), que integra o elenco da série, também protestaram para que o ator se retirasse do drama. A produção conta ainda com nomes como Lee Sung-min (Reborn Rich e Juvenile Justice) e Pyo Ji-hoon, P.O do grupo Block B, (Good Partner e Hotel Del Luna).
O roteiro de Aprendendo a Lição foi escrito por Lee Nam-kyu (Daily Dose of Sunshine, Duty After School e The Light in Your Eyes). A direção é de Hong Jong Chan (Juvenile Justice).
Aprendendo a Lição tem estreia prevista para o segundo trimestre de 2026.
Fonte: OSEN — Naver