WEBTOON Entertainment e Dot Inc. lançam os primeiros quadrinhos digitais táteis do mundo

Sucessos como “Yumi's Cells” e “Hooky” serão disponibilizados gratuitamente em braille

A WEBTOON Entertainment anunciou, nesta quinta-feira (31), uma colaboração inédita com a empresa de empreendimento social Dot Inc. para criar histórias em quadrinhos digitais táteis. Por meio da parceria, obras populares da plataforma WEBTOON serão convertidas em braille no Dot Pad, primeiro display gráfico tátil inteligente para pessoas com deficiência visual.

Webtoons de sucesso como Yumi’s Cells, de Lee Dong-gun, e Hooky, de Míriam Bonastre Tur, serão os dois primeiros títulos a serem lançados no Dot Pad, com as versões digitais táteis sendo disponibilizadas globalmente.

O aparelho é compatível com dispositivos móveis e laptops via Bluetooth. Ele exibe tabelas, gráficos, imagens e dados visuais com 320 células braille atualizáveis. Os usuários podem passar os dedos sobre a tela e perceber a imagem com as pontas dos dedos.

Misook Go, gerente de comunidade da Dot e deficiente visual, afirmou: “A popularidade das webcomics está em alta e achamos que seria ótimo se as pessoas com deficiência visual também pudessem apreciá-las. Esta foi a primeira vez que explorei webcomics, ouvindo descrições em áudio e lendo diálogos. Isso deu vida às cenas imaginadas em minha mente e tornou o conteúdo ainda mais envolvente. (…) Eu estava especialmente curiosa sobre a aparência das células individuais em ‘Yumi’s Cells’, e poder sentir suas formas trouxe um novo nível de entusiasmo.”

David S. Lee, Head da US WEBTOON, disse que “parte de nossa missão na WEBTOON é tornar os webcomics mais acessíveis aos fãs de todo o mundo. (…) A Dot Inc. compartilha o compromisso da WEBTOON de inovar para a inclusão. Depois de tornar os quadrinhos mais acessíveis a pessoas de todo o mundo em um formato digital móvel, estamos entusiasmados em trabalhar com a Dot Inc. para criar uma nova experiência de conteúdo para pessoas com deficiência visual.”

Monique E. Mariani, instrutora de braille do Braille Institute of America., também opinou sobre a iniciativa: “A nova experiência de interagir com os webcomics por meio do toque foi muito impressionante. Mesmo que você não soubesse braille, o processo de compreensão por meio de ilustrações foi fascinante, e espero ajudar muitas pessoas que visitam a biblioteca a conhecer o mundo por meio das novas oportunidades táteis oferecidas pelo Dot Pad.”

Fonte: WEBTOON

Publicado por:

Compartilhar notícia:

Veja mais:

naver-webtoon-02_fdw
david-lee-webtoon_fdw
kindle-quadrinhos_fdw

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *